07/09/2009

Exposição Henri Matisse- Pinacoteca de São Paulo

Henri Matisse (31/12/1869 - 02/11/1954) - O Gênio das Cores
Ex-advogado; foi um pintor, desenhista e escultor francês do Fauvismo (Feras Selvagens), um movimento artístico de curta duração, na passagem do século 19 para o século 20. A preocupação dos Fauves era conceber uma arte de impulso vital, com enfoque nos problemas pictórios, desvendando o dualismo entre cor e contrução dos elementos, forma, plástica, volume e espaço. Matisse, como outros artistas do movimento, rejeitava a luminosidade impressionista, e usava a cor como fator principal da pintura, levando-a às últimas consequências. Argan dizia que a arte de Matisse era feita para decorar a vida dos homens. Foi considerado o artista do século em que viveu em suas pinturas, gostava de motivos repetitivos, usava formas, curvas e cores variadas. Este inventou também a técnica do desenho com tesoura.
"There is nothing more difficult for a truly creative painter than to paint a rose, because before he can do so he has first to forget all the roses that were ever painted."—Henri Matisse
ONDE, QUANDO E QUANTO: Matisse Hoje. Pinacoteca do Estado de São Paulo (praça da Luz,2, Luz, São Paulo, SP, tel. 0++/11/3324-1000). De 5/9 a 1º/11. De 3ª a dom., das 10h às 18h. R$ 6. Grátis aos sábados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...